Pilates

 

O que é Pilates?

 
O Pilates é um método de treino criado por Joseph Pilates (1880-1967) e tem aproximadamente 100 anos de existência. O Sr. Pilates costumava dizer “A base da construção do método de condicionamento físico é um corpo treinado e controlado de forma ativa através da mente”. Desta forma considera-se que o grande objectivo deste método é o controlo do corpo através da mente. E por dar um ênfase tão grande a este controlo necessário, o método inicialmente era designado por Contrologia.

O Pilates consiste num conjunto de exercícios de baixa intensidade e de poucas repetições que nos permite atingir o bem-estar físico e emocional, através de 7 princípios: concentração, respiração, activação do centro (core), precisão, controlo do movimento, fluidez e rotina.

Os exercícios fortalecem e alongam o corpo, melhoram a postura e a flexibilidade, ajudam na mobilidade das articulações e trabalham o autocontrolo e a respiração. Para além destes benefícios ajudam a melhorar a consciência corporal. Por isso, a cada dia, mais pessoas se rendem ao método Pilates!

Qualquer pessoa pode praticar Pilates, e por isso vemos uma grande diversidade de praticantes, desde pessoas saudáveis, a atletas, a pessoas com problemas do foro musculoesquelético, a mulheres grávidas, entre outros.

Na Physiokinesis decidimos aliar os benefícios do Pilates com a Fisioterapia! Aqui as aulas serão dadas por uma fisioterapeuta experiente e em grupos de 2 a 3 pessoas ou em treino personalizado. Desta forma o seu treino será mais seguro e de acordo com as suas necessidades.
 

Treino Personalizado

No treino personalizado irá realizar uma avaliação pormenorizada do seu estado de saúde, da sua postura estática e dinâmica, da sua força muscular geral e do centro (core),
da estabilidade e mobilidade dos vários segmentos da sua coluna.

Após a análise desta avaliação e de traçarmos os objectivos em conjunto, será desenhado um plano de treino para si.

O treino personalizado é adequado a qualquer pessoa, com ou sem patologia. Sendo que no atleta profissional ou amador,
o Pilates em treino personalizado poderá melhorar a performance desportiva e o gesto técnico.

Os praticantes de desportos como golfe, surf e corrida recorrem frequentemente a estes serviços.
 

Aulas de Pilates em Grupo

As aulas de grupo serão constituídas por 2 a 3 pessoas por aula, desta forma conseguimos garantir que os exercícios serão executados de forma mais eficiente e correcta.

Designamos estas aulas de treino semi personalizado, uma vez que temos grupos tão pequenos, o que nos permite uma maior atenção a cada pessoa tanto na correcção das posturas e execuções dos exercícios como na promoção de estratégias para uma melhor execução daquele exercício para aquela pessoa específica.

Para além das vantagens de ter um fisioterapeuta como instrutor e o grupo ser constituído por 3 pessoas no máximo, a Physiokinesis permite-lhe ainda criar o seu próprio horário! Junte-se a um, ou dois amigos ou colegas e escolha o horário adequado a si, se não, poderá juntar-se às aulas já existentes.