Esta informação é importante e ajudará a compreender como pode melhorar a sua qualidade de vida.

O QUE É A DOR CERVICAL?

A Dor Cervical ou Cervicalgia é uma dor sentida ao nível da coluna cervical e pode ter muitas causas, tais como:

Fatores posturais - manutenção de posturas inadequadas que geram tensão muscular e alterações do alinhamento da coluna;
- Traumatismos;
- Alterações degenerativas das articulações vertebrais;
- Lesões ao nível dos discos intervertebrais;
- Sobrecarga da coluna cervical.

O QUE DIZ A EVIDÊNCIA CIENTÍFICA?

Tem sido demonstrado que os indivíduos com dor cervical apresentam uma disfunção do controlo motor da sinergia dos flexores cervicais, comprometendo a estabilização correta da coluna cervical.

Por outro lado, a disfunção muscular da escápula pode levar a um aumento da tensão ao nível da coluna cervical, especialmente durante atividades do membro superior que exijam controlo da cintura escapular, tais como atividades mantidas, repetitivas ou de elevação do membro superior, podendo levar a um aumento da dor cervical.

Atualmente, sabe-se que o sucesso da intervenção da Fisioterapia na disfunção cervical, pressupõe o treino dos músculos cervicais e o treino dos estabilizadores da cintura escapular de forma a alcançar a sua sinergia. O alcance destas sinergias musculares vai permitir evitar ações indesejadas de contrações musculares individualizadas.

O exercício será a chave do sucesso para a eliminação das crises de dor cervical e o que vai garantir que não tenha recidivas.

O QUE PODEMOS RECOMENDAR PARA O SEU DIA-A-DIA?

Seguir estas dicas será uma parte fundamental do tratamento e da prevenção.

Postura sentada/trabalho

- Quando estiver a ler tente colocar o mais possível o livro ao nível dos olhos, colocando um suporte ou almofadas;
- Não permaneça mais do que 1h30/2h nesta posição, sem fazer um intervalo, mudando de posição e alongando os músculos;
Posição correta ao computador
Posição correta ao computador

- Monitor ao nível dos olhos
- Ombros alinhados com a bacia
- Punhos retos
- Antebraços e cotovelos devem estar posicionados confortavelmente
- As costas da cadeira devem coincidir com a curva lombar da coluna
- Joelhos alinhados e ligeiramente mais baixos que as coxas
- Pés apoiados no chão ou num apoio próprio

Dormir

- As melhores posições para dormir são de barriga para cima com um rolo debaixo dos joelhos, e de lado, com a cabeça bem acomodada na almofada e com outra almofada entre os joelhos;
- O colchão deve ter uma firmeza moderada, de forma a suportar o peso do corpo mas mole o suficiente para ser comprimido pelo ombros e ancas;
- As almofadas devem ser firmes o suficiente de forma a que, com o peso da cabeça, mantenham o pescoço direito.

Telemóvel

- Mude regularmente de mão quando falar ao telemóvel;
- Não segure o telemóvel com o pescoço enquanto fala;
- Eleve o telemóvel até ao nível dos olhos de forma a não sobrecarregar a cervical.  


LEMBRE -SE…CUIDE DE SI E DA SUA CERVICAL.


Nós podemos ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida!