Drenagem Linfática Terapêutica

Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática manual, é uma técnica de massagem com o objectivo de estimular o sistema linfático a trabalhar num ritmo mais acelerado, levando a linfa para os gânglios linfáticos. Por este processo são eliminados os excessos de líquidos e as toxinas.

São aplicadas pressões leves, num movimento suave e rítmico, sempre em direção aos gânglios linfáticos e não utiliza nenhum tipo de creme e não provoca dor.Com esta técnica tratamos a retenção de líquidos existentes entre os tecidos, mais frequente em pós-operatórios (ortopédicos, ginecológicos ou oncológicos),
na gravidez e pós-parto ou associado a insuficiência venosa.

Consiste em técnicas eficazes na prevenção e/ou tratamento de dores e alterações posturais abordando o indivíduo de uma forma global. Através das inter-relações da respiração com os músculos e o esqueleto humano, as nossas técnicas tratam as alterações do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada utente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. Indicado para crianças, adolescentes e adultos.

Drenagem Linfática Manual

Fisioterapia no edema venoso e linfático

Na presença de edema, seja qual for a sua origem, é necessário o início precoce de intervenção terapêutica para que a patologia não seja agravada, podendo em muitos casos tornar-se irreversível.

Indicações Terapêuticas:
Edema Venoso – insuficiência venosa
Edema Linfático (linfedema) – insuficiência do sistema linfático
Edema Misto – insuficiência dos dois sistemas, o venoso e o linfático

Edema Venoso

Pode ser originado pelo aumento da pressão dentro e fora dos vasos sanguíneos ou comprometimento da parede do vaso sanguíneo, dificultando a manutenção do equilíbrio. Estes mecanismos podem estar associados a: gravidez; medicação (por ex. esteróides, AINEs, estrogénios); doença hepática e/ou doença renal; insuficiência venosa; insuficiência cardíaca.

Edema Linfático

As causas do Edema Linfático (Linfedema) podem ser:
  • Remoção cirúrgica dos gânglios linfáticos
  • Radioterapia
  • Traumatismos
  • Micoses, parasitas interdigitais
  • Feridas, cortes, queimaduras e picadas de insectos
  • Esclerose dos vasos linfáticos

O LINFEDEMA surge frequentemente como complicação no pós-cirúrgico para o tratamento de vários tipos de cancro, tais como, o cancro da mama ou do aparelho uroginecológico, entre outros.

Se tiver sintomas de edema e/ou sensação de peso no(s) membros procure a ajuda do seu FISIOTERAPEUTA.

Para além do edema venoso e linfático existem outras condições clínicas nas quais o seu Fisioterapeuta poderá ajudar, tais como, aderência cicatricial, edema da mama e trombose dos linfáticos.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e ajudá-lo a melhorar a sua condição clínica

Fisioterapia no edema venoso e linfático